Realizado pela Sogo Tecnologia, por meio da implantação da plataforma 1Doc, projeto está levando economia, agilidade e benefícios socioambientais para os municípios
O estado da Bahia acaba de ganhar mais uma prefeitura com serviços administrativos 100% online. O prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, lançou, no último dia 04, o projeto “Brumado Digital”, realizado através da 1Doc, plataforma de processos digitais implantada pela Sogo Tecnologia e que poupa tempo, dinheiro e aumenta a produtividade em gestão documental, atendimento e comunicação. Com isso, a Bahia passa a somar sete municípios com comunicação pública 100% digital.
Estiveram presentes no lançamento do projeto o prefeito da cidade, o secretário da Fazenda, o secretário de Educação e servidores municipais. O evento aconteceu no auditório do prédio da Prefeitura de Brumado. Além do município, mais seis cidades já implantaram o projeto “Prefeitura Digital”, são elas: Porto Seguro, Mata de São João, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Amargosa.
“Temos mais uma cidade passando por essa transformação, vivendo esse momento de entrada no mundo digital. Esse é o sétimo case dentro do estado da Bahia. Tenho certeza que esse projeto trará muitos benefícios para todos e todas e que facilitará muito a vida da população”, comemora o Head de Implantação da Sogo Tecnologia, Ednaldo Costa.
Durante o evento de lançamento, o prefeito Eduardo Vasconcelos destacou que se sente grato por ver que Brumado está seguindo a tendência das cidades inteligentes, com a tecnologia sendo utilizada para gerar economia e dando agilidade aos serviços públicos. “Agora os mais diversos setores estão conectados através de apenas “um clique”. Espero nos próximos meses ouvir de vocês uma avaliação efetiva do avanço que vai ter esse trabalho. Também tenho esperança, como ecologista, de poupar muito papel. Obrigado a todos”, disse.
A Sogo, responsável pela implantação do 1Doc em mais de 50 cidades no Nordeste, é uma empresa da Alfa Group e que já possui mais de 10 anos de mercado ofertando soluções em tecnologia para a transformação digital de órgãos governamentais e instituições privadas, gerando soluções e processos inteligentes, levando eficiência, transparência e inovação para que a administração obtenha os melhores resultados e uma melhor qualidade de serviços oferecidos.
Além de todos os benefícios em gestão de documentos e agilidade nos processos administrativos, com a implantação da plataforma os municípios também colaboram com a preservação do meio ambiente, já que o uso de papel é praticamente zerado. Em Palhoça (SC), por exemplo, essa redução fez a cidade ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no quesito gestão ambiental inovadora.
Resultados em outras cidades
Através da implantação do sistema, diversas cidades brasileiras já melhoraram seu desempenho. Em Macapá (AP), por exemplo, a plataforma conseguiu reduzir em 76,66% o tempo médio de recursos de multas de trânsito; em João Pessoa (PB), mais de 63 mil assinaturas foram feitas em apenas três meses; em Piraquara (PR), já são mais de 1 milhão de documentos digitais gerados e o número segue aumentando.
Aracaju (SE), primeira capital do Brasil a usar a 1Doc, conseguiu agilizar a solicitação para alvará de obras de 73 dias para 18 dias e hoje também oferece mais de 900 serviços online para a população; Presidente Prudente (SP) conseguiu diminuir o tempo médio para abertura de empresas de 90 para 8 dias; já em Campina Grande (PB), o tempo médio de concessão de licença prêmio para servidores passou de 4 meses para 4 dias.